De acordo com o jornal Ahora el Pueblo, em quatro dias, de 9 a 12 de dezembro, 11.080 crianças em todo o país foram vacinadas contra o coronavírus, e nenhuma delas relatou efeitos adversos graves ou moderados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o departamento de Cochabamba foi o que mais vacinou, seguido por Santa Cruz, La Paz, Chuquisaca, Potosí, Oruro, Pando e Tarija.
O chefe do departamento, Jeyson Auza, disse em uma entrevista à TV Bolivia que o imunógeno é garantido em primeira e segunda doses, e espera-se que vacine um milhão de 646.498 bebês na faixa etária acima mencionada.
Na semana passada, Auza explicou que a vacina chinesa anti-Covid-19, Sinopharm, provou ser uma das vacinas com menos efeitos adversos e isto dá total garantia de que eles estão oferecendo a melhor opção para as crianças bolivianas.
Neste sentido, acrescentou que a tecnologia utilizada pelo laboratório de fabricação é a mais clássica porque sempre foi utilizada para a produção de imunizadores para crianças.
O ministro exortou as famílias bolivianas a não acreditarem nas declarações de atores políticos disfarçados de profissionais da saúde, que espalham falsidades para confundir a população.
mem/ybv/bm