O número de feridos, entretanto, foi de 7,59, uma redução de 29,47%.
O comitê atribuiu os declínios ao aumento da aplicação das leis de trânsito, mas também à redução do tráfego de veículos devido às medidas de confinamento aconselhadas pela pandemia de Covid-19.
Nos primeiros 11 meses do ano, a polícia multou cerca de dois milhões e meio de infratores, revogou cerca de 300.000 cartas de condução e apreendeu temporariamente mais de meio milhão de veículos. A maioria das transgressões foram o consumo de álcool e o excesso de velocidade.
Os acidentes de trânsito no Vietnã causam cerca de 7.500 mortes por ano e o dobro de feridos. Por mais temidos que sejam, tufões, tempestades tropicais e outros desastres naturais não reclamam um pedágio tão grande.
Além disso, os incidentes rodoviários deixam o país com perdas econômicas anuais equivalentes a 30% do orçamento nacional de educação ou do salário anual de 1,5 milhões de pessoas.
Em 2020, o Parlamento aprovou uma nova lei sobre a prevenção e controle dos danos relacionados ao álcool e um decreto sobre o aumento das multas por dirigir sob a influência de bebidas alcoólicas, em uma tentativa de remediar este flagelo.
jf/asg/vmc