A agenda do ministro e sua delegação acompanhante inclui sua participação amanhã na 6ª Comissão Bilateral Econômica e Comercial, um mecanismo que ele co-presidirá, criado para acompanhar a implementação da agenda econômica assinada em fevereiro de 2016, um fórum que permitirá a Paris e Havana projetar linhas de trabalho para o próximo ano.
Também será realizada a reunião do Comitê de Orientação Estratégica, encarregado de administrar e coordenar o Fundo de Contra-valor estabelecido no âmbito do acordo bilateral de estruturação da dívida.
Estas atividades voltam ao formato presencial, após a pandemia de Covid-19 do ano passado, que as levou a serem realizadas por videoconferência.
Malmierca, que chegou em solo francês no dia anterior, também manterá conversações durante sua estadia com as autoridades locais, incluindo o Ministro Delegado para o Comércio Exterior, Franck Riester, empresários e representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A França está entre os 10 principais parceiros comerciais da maior das Antilhas, ligações com potencial de crescimento, apesar do impacto extraterritorial do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos na ilha do Caribe e sua intensificação.
Na capital, a Ministra do Comércio e Investimento Exterior de Cuba está agendada para se reunir com a Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.
mem/wmr/bm