De acordo com as determinações do Ministério da Saúde, colombianos, estrangeiros residentes e diplomatas e seus familiares deverão apresentar cartão eletrônico ou físico com esquema de vacinação completo e a última dose deverá ser aplicada em pelo menos14 dias.
“A justificativa para a vacinação 14 dias antes do vôo é que neste período a proteção desejada é alcançada”, disse Fernando Ruiz Gómez, Ministro da Saúde.
Caso não tenham o cartão, poderão apresentar teste PCR negativo válido por até 72 horas, detalhou ao anunciar as novas medidas.
“Não vamos proibir a entrada de nenhum morador colombiano, todos podem entrar e, para isso, se foram vacinados, devem trazer o comprovante”, acrescentou o ministro da Saúde.
Já os estrangeiros que não residem na Colômbia e que ingressam a turismo ou negócios, devem ter pelo menos uma dose de vacina para entrar e devem apresentar PCR negativo de 72 horas antes.
Ruiz alertou que as companhias aéreas têm a obrigação de fazer cumprir a medida e devem solicitar os dados indicados no momento do embarque do passageiro.
Até o último sábado, 60.630.010 doses de diferentes vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na Colômbia, das quais 26.168.206 correspondem ao esquema completo, cerca da metade da população deste país.
Desde os primeiros casos desta doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, 5.095.821 pessoas foram infectadas e 129.163 morreram.
No momento, as autoridades de saúde notificam um total de 12.738 casos ativos.
msm/otf/cm