Ao discursar na XX Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América -Tratado de Comércio dos Povos, o presidente venezuelano destacou a importância de direcionar esforços maiores para articular um plano integral em matéria de economia, comércio e finanças.
Nesse sentido, Maduro apelou ao fortalecimento de mecanismos como o Banco da ALBA e o Sistema Unitário de Compensação Regional (Sucre), bem como a avançar na implementação de acordos comerciais e para a produção de todos os bens e serviços.
“O sucesso de nossos projetos revolucionários está no caminho do desenvolvimento econômico compartilhado”, frisou o presidente da Venezuela, destacando a necessidade de se adotar uma liderança firme e unitária nesta área, por meio de decisões que visem o desenvolvimento e a geração de riquezas.
Da mesma forma, Maduro também instou os países do bloco a fortalecerem a coordenação nas questões políticas e sociais relacionadas com a realidade histórica dos povos da América Latina e do Caribe.
O presidente venezuelano condenou as ações de desestabilização promovidas pelos Estados Unidos para minar a integração regional e atacar os governos legítimos de Cuba, Bolívia e Nicarágua, incitando planos de golpe e ondas de violência.
Maduro elogiou a dignidade da resposta do povo cubano à feroz campanha desestabilizadora lançada nas redes sociais para subverter a ordem na ilha, junto com o endurecimento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington nas últimas seis décadas.
Em outro ponto de seu discurso, o chefe de Estado destacou as decisões tomadas durante o ano passado pela ALBA-TCP para garantir um enfrentamento bem-sucedido contra a pandemia de Covid-19 na base da solidariedade e da complementaridade.
Nesse sentido, Maduro reconheceu a contribuição de Cuba na luta contra a situação pandêmica, bem como a capacidade científica da nação caribenha no desenvolvimento de cinco vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2.
O dignitário também sublinhou o papel da ALBA-TCP como um espaço regional para partilhar uma visão geopolítica do mundo e para levantar a voz coletiva dos países da área em todos os espaços multilaterais, a favor da sobrevivência da espécie humana.
mem / wup / hb