O número de ações cíveis emitidas para dívidas não assumidas, de acordo com a Stats SA, aumentou de três a cinco por cento nos meses de agosto-setembro-outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.
Da mesma forma, o número de sentenças cíveis registradas por dívidas também aumentou 0,9 por cento no mesmo período, acrescentou.
Os repetidos confinamentos sociais e sanitários impostos ao longo do ano por conta da Covid-19, segundo a fonte, fizeram com que muitas empresas fechassem, o que gerou desemprego adicional.
Os maiores contribuintes para o aumento de 3,5 por cento nas citações civis emitidas foram para letras financeiras sem assumir, dinheiro emprestado e outras dívidas, detalhou Stats SA.
Por outro lado, o índice de endividamento do terceiro trimestre divulgado pela consultoria Debt Busters confirmou que a situação da dívida dos consumidores sul-africanos está se deteriorando, já que muitas pessoas continuam recorrendo ao crédito não garantido para complementar seus salários.
rgh / mv / fav