Com um atraso de um ano devido ao impacto da Covid-19, o Festival de Beethoven chega ao cenário cultural da ilha, evento que vai percorrer o repertório do icônico artista até 19 de dezembro e vai quitar uma dívida pendente desde 2020 foi declarada o Ano Beethoven, após dois séculos e meio de chegada ao mundo.
Segundo o Liceu Mozartiano, o evento acontecerá no Oratório San Felipe Neri com apresentações de Lianne Vega, Elvira Santiago, Ulises Hernández, José A. Méndez Padrón, Marita Rodríguez, Art-Trío, entre outros.
“Nesta ocasião, a obra do genial compositor alemão alia experiência e juventude à presença de novos músicos”, detalha o comunicado, que também destaca a atuação de Vega, que abrirá o encontro com as sonatas nº 8 Op. 13 Faça menor, No. 12 Op. 26 Lab maior e No. 18, Op. 31 No. 3 Eb Major.
Da mesma forma, o pedagogo e concertista Santiago oferecerá seu talento no encerramento do encontro com três sonatas, enquanto o Maestro Hernández completa o programa acompanhado pela Orquestra do Liceu de Havana, sob a regência de Méndez Padrón, que fará a estreia do concerto em Cuba nº. 0 para piano e orquestra.
Por sua vez, Maestra Rodríguez dividirá o palco com jovens cantores e instrumentistas para a estreia no país caribenho de seis canções galesas e o grupo Art-Trío interpretará Archiduque, uma das peças menos conhecidas do público local.
mem / lbl / fav