Para o encontro, marcado para as 18h, horário local, Fernández propõe um repertório variado, com o qual fará uma homenagem ao amigo, o historiador da cidade Eusebio Leal, falecido em 31 de julho de 2020, após uma prolífica vida dedicada à defesa o patrimônio da maior das Antilhas.
Acompanhado pela Maestra Daiana García e pela Orquestra de Câmara de Havana, o concerto acontecerá dias depois de sua participação no Festival Chocolate con Café, que acontece na província de Guantánamo.
Nestes quase dois anos de pandemia, ele também subiu ao palco virtual, como parte da iniciativa promovida pelo Instituto Cubano de Música e pelo Ministério da Cultura de oferecer seu talento via streaming, como aconteceu no dia 20 de outubro, Dia do Nacional Cultura.
Considerado o pai da escola cubana de piano, Fernández detém a distinção de Embaixador Cultural pelo Instituto Latino de Música em 2019 e Doutor Honoris Causa em Belas Artes pelas Universidades de Morelos e Xalapa, no México.
Reconhecido pelo público e pela crítica de 34 países por sua trajetória como intérprete de quase todos os gêneros clássicos e populares, o pianista possui um catálogo de composições com mais de 200 obras para corais, orquestras sinfônicas, câmara, cinema e televisão.
jf/lbl/jcfl