Em uma mensagem no Twitter, o presidente disse que “Cuba, cheia de glória, recompensa os esforços de seus filhos”, ao revelar a lista dos 10 atletas mais destacados do ano, tanto convencionais como deficientes, assim como os vencedores em outras categorias.
O lutador Mijaín López, quatro estrelas sob os cinco anéis, e a judoca Idalys Ortiz, medalhista olímpica, receberam o reconhecimento como os melhores atletas da temporada, endossados por suas conquistas no evento Tokyo 2020.
O boxe foi escolhido como o esporte individual mais importante, em reconhecimento ao seu domínio nos Jogos Olímpicos na capital japonesa, com quatro títulos, e no Campeonato Mundial em Belgrado, graças a três medalhas de ouro.
Enquanto isso, a dupla de canoagem dos campeões de Tóquio Fernando Dayán Jorge e Serguey Torres foram selecionados na categoria de eventos não individuais, enquanto entre os novatos, o canoísta Yarisleidis Cirilo foi o mais destacado.
Na categoria de atletas com deficiência, o premiado velocista Omara Durand e o saltador Yankiel Robiel Sol mereceram as maiores honras das autoridades e da imprensa especializada.
A gala de premiação acontecerá no dia 23, quando os competidores que participaram dos 1º Jogos Pan-Americanos Júnior, recentemente concluídos na região colombiana de Cali-Valle, também serão homenageados.
mgt/yma/bm