Rastreabilidade e incerteza de medições, acreditação de laboratórios de calibração e ensaio, medições no setor de saúde, biotecnologia, energia e tecnologias nucleares serão temas de debate.
Segundo os organizadores, também serão analisados aspectos da metrologia na infraestrutura de qualidade e legalidade.
O evento -que acontece praticamente até sexta-feira- terá como tema “Medidas, garantia para economia, comércio e segurança cidadã”. As conferências principais serão ministradas por ilustres personalidades da Metrologia, workshops temáticos e cursos pré-evento.
Em declarações à Prensa Latina, a Diretora Geral do Escritório Nacional de Normalização de Cuba, Nancy Fernández, afirmou que um mundo sem medições confiáveis e de qualidade é impossível.
Os sistemas de medição – apontou a diretriz – devem avançar na mesma velocidade que as novas tecnologias exigem.
A metrologia é importante para todas as áreas da vida e é altamente regulamentada pelos Estados, é até uma questão de segurança nacional, já que também tem uma função na defesa de uma nação, destacou.
Tem ligações com o controle interno dos recursos e ativos de um país, e as medições não devem estar sujeitas a falsos positivos, destacou Fernández.
O Diretor-Geral do Escritório de Normalização Nacional destacou que em meio às dificuldades que atravessa o país caribenho, existe uma vontade política de manter a metrologia no melhor nível.
jha/joe/jcfl