Na noite passada, um tribunal federal de apelações restabeleceu a imunização Covid-19 ou mandado de teste para empresas com pelo menos 100 funcionários, uma medida que afeta dezenas de milhões de trabalhadores em todo o norte do país, relata o jornal The Hill.
A decisão foi tomada depois que o governo Biden pediu a um tribunal de Cincinnati, no final de novembro, que restabelecesse seu mandato de vacinação no local de trabalho, que havia sido bloqueado por uma ordem judicial.
Pouco depois de o Tribunal de Apelações do Sexto Circuito restabelecer aquele mandato, os críticos da medida garantiram que iriam ao Supremo Tribunal para suspendê-la novamente.
Biden enfrenta várias batalhas judiciais para fazer cumprir os mandatos federais de vacinação Covid-19, enquanto persistem tendências conservadoras hostis à abordagem de exigir imunização nos locais de trabalho, relata a CNN.
Agora, espera-se que o Supremo Tribunal dê a palavra final sobre a exigência do governo federal de vacinas em alguns setores.
Enquanto isso, relatos da imprensa local indicam que o número de pacientes e hospitalizações está aumentando em muitas regiões dos Estados Unidos.
De acordo com o Dr. Anthony Fauci, assessor da Casa Branca para questões epidemiológicas, a variante ômicron está avançando rapidamente e provavelmente dominará o país em algumas semanas.
Da mesma forma, o especialista alertou para a possibilidade de os hospitais voltarem a ficar sobrecarregados neste inverno, embora aqueles que são vacinados e com doses de reforço estejam “relativamente bem protegidos, pelo menos contra doenças graves”.
A situação não se deve apenas à disseminação do ômicron, disse Fauci, mas também à presença da variante delta, atualmente responsável por 120 mil casos e cerca de mil mortes por dia nos Estados Unidos.
msm / ifb / fav