5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pacientes com câncer no Líbano enfrentam pior prognóstico

Pacientes com câncer no Líbano enfrentam pior prognóstico

Beirute, 18 dez (Prensa Latina) Os pacientes com câncer no Líbano hoje têm um pior prognóstico, dada a possibilidade de abolir os subsídios para seus tratamentos e medicamentos devido à pior crise econômica no país em décadas.

Desde o anúncio em novembro de uma suspensão parcial dos medicamentos, incluindo alguns para doenças crônicas, esses pacientes temem que uma decisão semelhante os deixe por conta própria.

Em uma sala do Naef K Basile Cancer Institute, do American University of Beirut Medical Center (AUBMC), Janette Marhij, com câncer de mama, garantiu que a situação atual é pior do que quando a guerra civil (1975-1990).

“Pelo menos as pessoas tinham dinheiro”, disse Marhij, de 63 anos.

Além do medo de não sobreviver à doença, a mãe de quatro filhos disse à televisão Al Jazeera, sua preocupação por não conseguir obter o medicamento para completar o tratamento em meio a preços altos e escassez de medicamentos.

“Meu filho cuida dos meus medicamentos; pede a amigos e conhecidos que os procurem nas farmácias, disse Marhij, mas se os preços subirem, não sei como ele e eu vamos continuar.”

De 2019 até hoje, o Líbano está caminhando para um colapso total que mergulhou mais de 80% da população na pobreza.

O Banco Central (Banque du Liban) durante anos forneceu subsídios para remédios, combustível e trigo para mantê-los a uma taxa de câmbio fixa de 1.500 libras libanesas por dólar americano.

Mas desde que o valor da moeda local começou a cair três anos atrás, a instituição de crédito cortou subsídios diante da ameaça de esgotamento de suas reservas cambiais.

Como resultado, o Ministério da Saúde cortou os subsídios de US $ 120 milhões por mês para cerca de US $ 35 milhões e, como consequência imediata, uma ampla gama de medicamentos disparou de preço em até quatro vezes.

Remédios contra o câncer ainda são protegidos pelo estado, mas outros custam mais caro do que o salário mínimo para libaneses sem acesso a moeda estrangeira.

Por enquanto, Riwa al-Atrash, porta-voz do Ministério da Saúde, disse: “Não há nenhum plano para suspender os subsídios para medicamentos contra o câncer, embora ele tenha admitido que por causa da crise não há garantias para o futuro.

Isso não é apenas um elemento a ser levado em consideração, pois alguns importadores acumulam estoques e geram escassez para posteriormente vender por um preço mais alto.

msm / arc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES