De acordo com a Comissão Estadual para Prisioneiros de Guerra, Reféns e Cidadãos Desaparecidos, em 4 de dezembro Baku também entregou 10 soldados armênios capturados e, em troca, Yerevan deu a eles mapas de campos minados na área de Karabakh.
Os combates intensos entre as forças armadas dos dois países ocorreram em 16 de novembro nas áreas fronteiriças da região de Syunik, na Armênia.
Yerevan afirmou que o exército do Azerbaijão lançou uma ofensiva nas profundezas do território armênio, comprometendo a rodovia estadual que liga a capital da república às regiões ao sul do país e ao Irã.
Por seu turno, Baku atribuiu o incidente à Armênia, acusando as suas forças armadas de provocação, ao atacar os postos fronteiriços do exército do Azerbaijão.
Naquele dia, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, falou por telefone com seus homólogos dos dois países do Cáucaso e declarou que ambos se comprometeram a tomar medidas para estabilizar a situação na fronteira.
Em 26 de novembro, o presidente russo Vladimir Putin, seu homólogo azerbaijano Ilham Aliyev e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan enfatizaram durante uma reunião em Sochi a necessidade de direcionar projetos específicos para desbloquear o potencial econômico de Nagorni. Karabakh e normalizar a relação entre as partes.
No comunicado conjunto, os dirigentes elogiaram as ações do grupo de trabalho tripartite instituído em 11 de janeiro deste ano com o objetivo de desbloquear as relações econômicas e as vias de transporte na região.
De acordo com o texto, Moscou continuará a fornecer toda a assistência necessária para normalizar as relações entre o Azerbaijão e a Armênia, com a intenção de criar uma atmosfera de confiança e boas relações de vizinhança entre esses países.
Putin expressou sua esperança de que os acordos alcançados em Sochi sejam respeitados e que criem as condições para os próximos passos na normalização das relações no Sul do Cáucaso.
O documento observou que antes do final de 2021 os mecanismos para demarcar e delimitar a fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão serão criados.
mem / mml / ls