Explicou que estas são doses de Sinopharm, Moderna e AstraZeneca, que serão destinadas a crianças e adultos.
Com estas remessas, disse ele, o país terá recebido 22,5 milhões de doses até o final do ano, o suficiente para cobrir toda a população vacinável, que totaliza 10,28 milhões de habitantes, após o anúncio feito pelo Presidente Luis Arce de estender a imunização a crianças entre cinco e 11 anos de idade.
Blanco explicou que eles estão esperando a chegada nesta segunda-feira de um milhão de doses doadas pela Argentina, que são vacinas desenvolvidas em conjunto com o México.
Além disso, eles receberão posteriormente 1.965.600 vacinas Moderna, às quais se somarão três milhões de doses de Sinopharm doadas pela China que serão destinadas exclusivamente a crianças, assim como seringas e outros materiais de saúde da China.
As vacinas Moderna foram organizadas através do mecanismo Covax pela Organização Pan-Americana de Saúde e doadas pela Espanha e França.
O lote será adicionado aos quase 15 milhões de vacinas que o país já recebeu de cinco empresas farmacêuticas: Astrazeneca, Pfizer, Sinopharm, Johnson & Johnson e Sputnik V.
De acordo com um relatório publicado hoje pelo Ministério da Saúde, a Bolívia viu um aumento de 13% nos casos de Covid-19 na semana passada, em comparação com o mesmo período da semana anterior. mem/lpn/bm