A partir de amanhã e até quinta-feira, 23 de dezembro, os participantes desta fase da pesquisa poderão comparecer às suas policlínicas com a carteira de identidade do ensaio para receber a punção, segundo o comunicado.
Após lembrar que decorridos seis meses desde a aplicação das então vacinas candidatas, o texto indica que todos os voluntários incluídos podem comparecer, além dos que receberam placebo (grupo controle) e posteriormente receberam a administração do produto.
Ressalta-se que devido à participação desses sujeitos no ensaio e aos resultados obtidos, foi obtida a autorização para uso emergencial para o Soberana 02 e Soberana Plus.
Um grupo de 44.010 voluntários participou desde 4 de março passado no ensaio clínico da vacina candidata cubana contra o Covid-19 Soberana 02.
Então, no dia 20 de agosto, o Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos decidiu conceder a autorização de uso emergencial para as vacinas candidatas Soberana 02 e Soberana Plus, em seu esquema de imunização heteróloga.
jf / alb / ls