Segundo a fonte, o anúncio foi feito na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, pelo ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, no contexto da visita oficial do presidente João Lourenço àquele país oriental. . Médio.
A construção de novas instalações de produção e distribuição de energia solar vai começar no próximo ano na região oriental, nomeadamente nas províncias do Moxico, Lunda Sur e Lunda Norte, explicou o responsável citado pela Angop.
Segundo o proprietário, as futuras obras contribuirão de forma decisiva para o propósito de universalização do acesso à energia elétrica no país, que deverá beneficiar mais de 15 milhões de habitantes.
Os governos de Angola e dos Emirados Árabes Unidos assinaram segunda-feira um memorando de entendimento para a cooperação no sector da energia, que envolve a empresa Masdar (Abu Dhabi Energy Company) que se dedica ao desenvolvimento de projectos naquele ramo, refere o relatório.
Até 2019, dizia o texto, Angola registava uma capacidade de produção de energia solar de 14 megawatts, a partir de enclaves em zonas rurais das províncias do Bié, Cubango, Zaire, Lunda Sur, Moxico, Lunda Norte, Cunene, Huíla e Cuanza Sur.
A percentagem da população angolana com acesso à electricidade ainda é pequena e é necessário um investimento significativo para atingir todas as regiões, afirmam as avaliações governamentais, que também reconhecem a existência de assimetrias territoriais marcadas.
glmv