Entre os 13 parlamentares que juraram assumir sua responsabilidade estão os Ministros das Comunicações e da Agricultura, o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba na província de Las Tunas e o governador da província de Guantánamo.
O Presidente do Parlamento, Esteban Lazo, durante a apresentação da ordem do dia referiu-se ao intenso trabalho desenvolvido este ano no meio da pandemia, em virtude de reafirmar as essências do Poder Popular, com a participação cada vez mais ativa dos cidadãos nas ações e tomando uma decisão.
A este respeito, destacou o trabalho desenvolvido em inúmeras comunidades e o processo de debate com as Assembleias Municipais do Poder Popular, sobre o seu papel na nova fase de trabalho no país, que dá prioridade ao desenvolvimento local e dá maior potência a estas estruturas.
Lazo comentou que o Parlamento se reúne pessoalmente pela primeira vez em dois anos, e o faz quase ao mesmo tempo que conclui a prestação de contas do delegado aos seus eleitores, como parte da qual foram realizadas mais de 70 mil assembleias com a assistência de cerca de sete milhões de pessoas.
Ele qualificou esse processo como satisfatório, devido à ampla participação popular e à preparação dos deputados, e destacou que agora o desafio é acompanhar as propostas e buscar soluções, da mão da cidadania.
mem / kmg / hb