O diplomata explicou ao grupo de parlamentares indianos, dos estados de Delhi, Uttar Pradesh, Himachal Pradesh, Madhya Pradesh, Andra Pradesh, Telangana e Tamil Nadu, sobre as peculiaridades da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba.
Simancas explicou aos membros da assembleia, chefiada pelo vice-presidente da Associação de Amizade Índia-América Latina, PS Anand, que o Parlamento cubano é composto por 614 deputados eleitos pelo voto livre, direto e secreto dos eleitores, e de seus do seio emanam os membros do Conselho de Estado, o presidente, o vice-presidente e o primeiro-ministro do país.
O embaixador destacou também os resultados da campanha de imunização realizada na ilha contra a Covid-19, com o uso de vacinas elaboradas pelos próprios cientistas cubanos, que conseguiram reverter o pico pandêmico vivido pelo país caribenho este ano.
Ele destacou que vários lotes de vacinas cubanas contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da atual pandemia, já foram enviados a diversos países, entre eles Venezuela, Nicarágua, México e Irã.
O diplomata caribenho também destacou a situação atual do povo cubano com a intensificação do bloqueio econômico do governo dos Estados Unidos em meio à pandemia, apesar da maioria dos votos pela eliminação deste cerco genocida na Assembleia Geral da UNO.
mem / abm / glmv