O relatório apresentado aos deputados pelo Chefe do Governo está disponível no site da Assembleia Nacional do Poder Popular desde o passado dia 10 de Dezembro, com o objetivo de enriquecer o processo com os critérios de cidadania e dar-lhe maior transparência.
Antecipadamente, o documento foi aprovado no Conselho de Ministros, visto que o exercício faz parte da ordem estabelecida pela Constituição, que entende a prestação de contas como um dos pilares da democracia socialista.
Do mesmo modo, o relatório do governo da província de Sancti Spíritus é público desde 2 de dezembro e inclui os resultados econômicos do território, com destaque para o programa alimentar, serviços à população e utilização eficiente do orçamento.
Além disso, aprofunda-se na implementação da Estratégia Econômico-Social a nível local e no atendimento às propostas, reclamações e pedidos da população, bem como às principais tendências das insatisfações.
Os deputados vão também considerar esta quarta-feira os ajustes necessários ao calendário legislativo e as decisões tomadas entre uma reunião ordinária do Parlamento e a outra. Na véspera, os legisladores aprovaram três leis: de ordenamento territorial e urbano e ordenamento do solo; do Processo Penal Militar e dos Tribunais Militares.
Elegeram também dois membros do Conselho de Estado, aprovaram o projeto de lei do Código da Família, que será submetido a consulta popular no início de 2022, e o plano de economia e a lei do orçamento do Estado para o próximo ano.
rgh/kmg/cm