Falando para o canal do YouTube Soloviev Live, disse que Washington esquece de mencionar a questão quando lança suas acusações contra a Rússia sobre protecionismo e violações das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Zakharova rejeitou as alegações feitas na terça-feira pelo escritório da representante comercial dos EUA, Katherine Tai, sobre as restrições às compras agrícolas e a implementação de medidas de substituição de importações pelos Estados Unidos.
“Ela simplesmente não sabe ou esqueceu que a substituição de importações é uma resposta às sanções unilaterais, em particular pela UE, e a UE adotou estas sanções sob pressão dos Estados Unidos, o que tem sido claro por vários anos”, disse.
De acordo com o representante do Ministério das Relações Exteriores russo, se alguém violou as regras da OMC, são os EUA e a UE com suas medidas unilaterais.
A declaração de Washington veio no contexto da apresentação de um relatório ao Congresso dos EUA sobre o cumprimento de Moscou de suas obrigações para com a organização relacionada à ONU.
mem/mml/bm