O experiente George Céspedes moldou o conceito da coreografia Pó…, que foi encomendada pela Les Films Figures Libres, uma produtora audiovisual francesa independente para canais europeus e norte-americanos.
Junto com os dançarinos do prestigioso elenco e a assistência do maestro Yoerlis Brunet, a peça presta homenagem ao grande compositor, pianista e maestro francês Camille Saint-Saëns, pois este ano o mundo lembrou seu legado por ocasião do 100º aniversário de sua morte.
Céspedes – ganhador do Prêmio Ibero-Americano de Coreografia 2002 – é autor de sucessos como Mambo 3XXI, Identidad a la -1, Matria Etnocentra, La ecuación, R=V (El criterio del camello) e uma versão de Carmina Burana que ganhou o Prêmio Luna no México.
Enquanto isso, o Mambo 3XXI ganhou indicações para os três principais prêmios britânicos de dança: o TMA (Theatre Award), o Laurence Olivier e o National Dance Critics Circle Award.
Sob a direção geral do Prêmio Nacional de Dança 2018 Miguel Iglesias, as apresentações acontecerão hoje e amanhã no Salão Avellaneda do Teatro Nacional, a partir das 19:00 e 20:00 horas locais, respectivamente.
DCC também apresentará Danzas del amor que se fue, do coreógrafo britânico Billy Cowie, que também compôs a música e as imagens audiovisuais, com textos do poeta Federico García Lorca na voz de Clara García Fraile.
Esta criação foi uma das escolhidas para integrar uma gala de dança recentemente oferecida como parte do programa de atividades da Semana da Cultura Britânica em Cuba.
msm/chm/vmc