Na quinta e sexta-feira, o país registrou números recordes de pessoas infectadas desde o início da pandemia em março do ano passado, com 91.608 e 94.124, respectivamente.
Segundo o Ministro da Saúde Olivier Véran, são esperados mais de 100.000 casos nos próximos dias, coincidindo com o fato de que Ômicron irá deslocar o Delta como a mutação dominante do patógeno, uma variante muito mais contagiosa, embora aparentemente menos responsável por casos graves.
Por sua vez, o Conselho Científico projetou dias de centenas de milhares de infecções em janeiro e alertou sobre as consequências socioeconômicas de tal cenário.
Em uma advertência emitida na quinta-feira, o órgão consultivo criado em março de 2020, em resposta ao surto da pandemia de Covid-19 em solo francês, especificou que Ômicron terá um forte impacto sobre serviços essenciais como distribuição de alimentos, segurança, energia, transporte, comunicações e saúde, devido ao alto absenteísmo causado pela doença. Segundo dados divulgados na véspera pela Public Health France, 16.173 pessoas estão hospitalizadas e 3.254 pacientes estão em terapia intensiva.
Em 15 de dezembro, 15.062 pessoas foram hospitalizadas e 2.843 gravemente doentes, demonstrando o complexo desafio enfrentado pelos hospitais, com mais de seis de cada 10 leitos de terapia intensiva ocupados.
Diante do complexo panorama epidemiológico, na segunda-feira o Presidente Emmanuel Macron presidirá um Conselho de Defesa para tratar da urgência gerada pelo avanço do Covid-19 e da variante Ômicron.
De acordo com a Presidência da República, o Presidente participará da reunião por videoconferência, já que se encontra na residência paradisíaca do sul do Forte de Brégançon para as celebrações de fim de ano.
No mesmo dia, um Conselho de Ministros extraordinário se reunirá para a apresentação de um projeto de lei do governo para converter o passe de saúde em um passe de vacinação, uma nova proposta do executivo para impulsionar a campanha de vacinação e pressionar os franceses relutantes em se vacinarem.
msm/wmr/vmc