A pesquisa da Europa Nova, do Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) e do Le Journal du Dimanche, também publicado no Corriere della Sera e no Frankfurter Allgemeine Zeitung, mostrou que apenas 29 por cento dos franceses apoiam uma soberania europeia no contexto de uma maior integração.
Entre os italianos, 50% defenderam esse critério e 43% entre os alemães entrevistados, na pesquisa que incluiu cerca de mil pessoas maiores de 18 anos em cada um dos três países analisados.
Diante da opção de uma Europa das nações com vantagem para a soberania dos Estados, na França quatro em cada dez apoiam essa tese, enquanto na Alemanha 38% o definiram e na Itália 34%.
Na pesquisa, 68% dos gauleses disseram ter orgulho de ser europeus e 87% de serem franceses; na Alemanha, 78% disseram ter orgulho de pertencer à UE e 77% de serem alemães, e na Itália 75% Europeu e 89% para ser italiano.
Para o Le Journal du Dimanche, a posição diferente dos franceses poderia responder à natureza do sistema político vigente, uma vez que “a França é o único país com um regime presidencialista forte, enquanto nos outras 26 da UE as democracias parlamentares dominam ou os partidos devem fazer alianças “.
acl / wmr / hb