A quinta onda de infecções deixou dias consecutivos de número sem precedentes de novos casos no final da semana passada, com 91.608 infectados na quinta-feira, 94.124 na sexta-feira e 104.611 no sábado, enquanto 16.365 pessoas estão hospitalizadas e 3.299 pacientes em terapia intensiva.
O Presidente Emmanuel Macron liderará a reunião por videoconferência, pois está na residência sul do Forte de Brégançon para as celebrações do Ano Novo.
De acordo com relatos da mídia, o uso obrigatório de máscaras está sobre a mesa, e a implementação de um toque de recolher em 31 de dezembro e a prorrogação das férias escolares, medida solicitada por profissionais de saúde para proteger crianças e adolescentes, parecem estar, por enquanto, descartadas.
Um Conselho de Ministros extraordinário também se reunirá hoje para apresentar um projeto de lei do governo para converter o passe de saúde em um passe de vacinação, uma nova tentativa do executivo para impulsionar a campanha de imunização e pressionar os franceses que estão relutantes em ser vacinados.
jf/wmr/bm