No entanto, alertam as autoridades sanitárias nacionais, esta tendência pode ser revertida nos próximos dias devido à ocorrência de eventos potencialmente contagiosos associados às festividades de final de ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), durante as últimas 24 horas, o país registrou 3.782 novas infecções devido ao SARS-CoV-2, o agente causador da Covid-19.
Isso representa, segundo aquela entidade, uma taxa de positividade de 22%, significativamente inferior à registrada semanas atrás, quando atingia 30%.
Dessa forma, o total acumulado de casos da doença, contados desde março de 2020, chega hoje a 3.417.318.
Por província, a maioria das novas infecções ocorreu no sudeste de KwaZulu-Natal, que representou 27% do total do país, seguido pelo centro de Gauteng, com 22%.
Da mesma forma, o sul do Cabo Ocidental é responsável por 17% das novas infecções por coronavírus, enquanto o vizinho Cabo Oriental acrescentou 14%.
Por outro lado, segundo o NICD, na véspera ocorreram 15 novos óbitos relacionados à Covid-19, o que eleva o número acumulado de óbitos por essa causa para 90.829.
No dia anterior, na África do Sul, 150 pessoas com Covid-19 tiveram que ser internadas em hospitais, com os quais o número total de pacientes que requerem atendimento especializado é atualmente de 8.990.
oda/mv/cm