Reunidos na cidade russa de São Petersburgo, os chefes de Estado realizam a habitual cúpula de fim de ano, onde definem os objetivos a serem desenvolvidos no próximo período, informou a assessoria de imprensa do Kremlin.
No encontro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, insistiu na integração como elo fundamental para a luta comum contra a pandemia do coronavírus.
Ele também destacou a necessidade de fortalecer a cooperação em atividades científicas conjuntas, o desenvolvimento de medicamentos, agentes profiláticos, sistemas de intercâmbio e teste e outros meios para superar a doença.
Por outro lado, Putin garantiu que a criação do CIS, há 30 anos, tem sido um grande apoio para os países-membros, tanto em termos de segurança quanto de economia.
Nesse sentido, especificou que os vínculos mantidos desde os tempos da União Soviética desempenham um papel positivo, em setores-chave como as comunicações comuns, o estabelecimento de empresas que funcionem como parceiras e a criação de cadeias de valor adicionais que classifiquem um grau de forma justa e alta cooperação bilateral.
Na cúpula, os líderes também analisaram os resultados da presidência bielorrussa da CEI em 2021 e trocaram opiniões sobre a solução de problemas comuns atuais.
Do mesmo modo, debateram as medidas a tomar para aumentar a eficácia da cooperação e promover o desenvolvimento socioeconômico da Comunidade.
Fundada em dezembro de 1991, a Comunidade de Estados Independentes hoje consiste em Azerbaidjão, Armênia, Tadjiquistão, Cazaquistão, Belarus, Quirguistão, Uzbequistão, Moldávia e Rússia.
mem / odf/bj