O departamento mais afetado é Santa Cruz, onde nas últimas 72 horas 79 pessoas foram resgatadas por via aérea devido à enchente de rios, anunciou o presidente Luis Arce em mensagem no Twitter.
“Nos últimos três dias, foi realizado o resgate, em helicópteros Superpuma, de 79 pessoas, entre homens, mulheres e crianças em #SantaCruz”, disse o chefe de estado na rede social.
Indicou que se intensificaram “as operações de resgate e assistência com alimentos e medicamentos aos atingidos pelas fortes chuvas”.
“Não economizamos recursos para salvar vidas”, frisou o governador e informou que a mobilização de pessoal e meios técnicos como helicópteros e máquinas pesadas continua a atender a população de vários municípios do departamento de Santa Cruz.
No dia anterior, a Defesa Civil resgatou cerca de 70 pessoas atingidas pelas enchentes dos rios nos departamentos do país, devido às chuvas intensas.
O vice-ministro da Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes, declarou que só no último domingo as equipes de resgate salvaram 48 pessoas em duas operações, além de outras 22 que estavam protegidas anteriormente.
Indicou que o departamento de Santa Cruz é o que mais preocupa devido às enchentes, onde o município de Pailón está submerso quase um terço de seu território.
Calvimontes destacou que o governo nacional adota medidas para garantir abrigo e alimentação aos atingidos.
O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia informou que o atual período de chuvas vai até março de 2022 e recomendou a adoção de medidas preventivas nas estradas.
oda/jcd/cm