Um grande número de pessoas considera que tais ações estão claramente em contradição com a anistia geral anunciada pelo atual governo do Taleban no país.
Eles anunciaram uma anistia geral e devem mantê-la porque cumprir as promessas fortalecerá a confiança entre o governo e o povo, disse Hekmatullah Mirzada, um professor universitário.
Rahmatullah Andar, um ex-oficial, acredita que o Taleban deve impor a anistia geral entre seus escalões mais baixos e nas províncias por meio de governadores provinciais e chefes de departamentos de segurança.
Prender e questionar pessoas por causa de suas relações com o governo anterior aumentará a inferioridade social e os problemas que podem se tornar uma ameaça à segurança e à estabilidade no futuro, disse Sayed Baqir Mohsini, analista político.
Embora as autoridades de segurança não tenham feito comentários sobre o assunto, Annas Haqqani, um membro sênior do atual governo, garantiu na última segunda-feira em uma reunião na província de Logar que ninguém deveria violar a anistia geral.
acl / lvp / glmv