As fortes chuvas causaram mais de 10.300 famílias afetadas e danos a cerca de 3.923 hectares, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
A entidade governamental também informou 380 casas danificadas, das quais 80 desabaram completamente, publicou a Agência Boliviana de Informação.
Segundo o vice-ministro da Defesa Civil do Estado Plurinacional, Juan Carlos Calvimontes, as chuvas também afetaram mais de 4.600 exemplares de diferentes tipos de gado.
O trabalho está focado principalmente na área andina, vales e Cone Sul, cujos municípios foram afetados por transbordamentos de rios, destacou Calvimontes após um voo de reconhecimento sobre áreas danificadas.
Da mesma forma, afirmou que, a pedido do Presidente Luis Arce, está sendo cumprido o plano nacional de atendimento às emergências e oferecendo o apoio necessário às famílias afetadas por inundações e inundações em diferentes regiões do país.
O chefe de estado disse nesta segunda-feira que a mobilização de pessoal, helicópteros e máquinas pesadas continua a ajudar os habitantes de vários municípios atingidos pelas cheias.
Segundo informações aqui divulgadas, em Cochabamba está prevista a chegada dos níveis mais elevados dos rios; enquanto outros departamentos como Santa Cruz, Chuquisaca e Tarija também estão em emergência.
rgh/ybv/bj