Por meio de um vídeo compartilhado em sua conta oficial no Twitter, o máximo representante das Nações Unidas destacou que os momentos de grande dificuldade também são uma grande oportunidade de “união solidária”.
Atualmente, disse ele, são necessárias soluções que possam beneficiar a todos e avançar com esperança no que a família humana pode alcançar.
A fé no futuro está em teste, a pobreza e as desigualdades se aprofundaram, há uma distribuição desigual de vacinas Covid-19, os planos climáticos fracassaram e há inúmeros conflitos, divisões e desinformação em andamento, lamentou Guterres.
Este não é apenas um teste de política, são testes morais e da vida real, ele expressou na mensagem de vídeo.
Mas essa humanidade pode passar se nos comprometermos a fazer de 2022 um ano de recuperação para todos, em qualquer lugar, insistiu o diplomata português.
Nesse sentido, ele se referiu à recuperação da pandemia com um ambicioso plano de vacinação, e também à economia com mais apoio dos países ricos às nações em desenvolvimento.
A confiança deve ser reconquistada e as divisões eliminadas, com uma nova ênfase na ciência, nos fatos e na razão, disse ele.
Referiu ainda a recuperação dos conflitos, com um renovado espírito de diálogo, compromisso e reconciliação, e a recuperação do planeta através de planos climáticos mais ambiciosos.
rgh/ifb/bj