Já as importações somaram US $ 332,250 milhões, elevando o comércio exterior do país da Indochina a um patamar, também inédito, de US $ 668,5 bilhões.
A correlação entre compras e vendas resultou em um superávit de quatro bilhões de dólares, destacou o OGE.
Pela primeira vez em sua história, o Vietnã concatenou seis anos com um saldo comercial positivo, apesar de o crescimento das exportações (19%) ter sido inferior ao das importações (26,5).
Entre os grupos de produtos exportáveis vietnamitas, oito relataram receitas acima de US $ 10 bilhões e, juntos, responderam por 69,7% do total.
As linhas principais enquadram-se nos setores da indústria de transformação e manufatura, agricultura e silvicultura e pesca.
Os Estados Unidos foram confirmados este ano como o maior destinatário dos produtos vietnamitas, com compras por 95,6 bilhões de dólares, enquanto a China foi mais uma vez o seu maior fornecedor com vendas de quase 110 bilhões.
Segundo o OGE, o Vietnã teve superávits com os Estados Unidos e a União Europeia, mas teve déficits comerciais com a China, Coréia do Sul e membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático. mem / asg / fav