O centro de saúde com 20 leitos para pacientes com o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a atual pandemia, foi inaugurado em Tirinkot, a capital da província, em janeiro de 2021, refletiu a agência de notícias afegã Pajhwok.
Segundo o diretor de Saúde Pública, Dr. Mohammadullah Rohani, o hospital parou de funcionar após o término de seu contrato com os doadores.
Por um mês não houve nenhum outro centro para o tratamento e hospitalização de pacientes com Covid-19 em Uruzgan, acrescentou o funcionário.
Hospitais para o tratamento da pandemia em outras províncias afegãs também podem sofrer o mesmo destino, acrescentou a fonte.
Há dois dias, as autoridades de saúde alertaram que o hospital da província de Kunduz está prestes a fechar devido à falta de pagamento dos salários dos funcionários há sete meses.
O diretor do referido centro de saúde, Dr. Daud Ghani, destacou que se enfrentam uma grave crise e se a situação persistir, a unidade terá que ser fechada.
O Afeganistão está passando por uma encruzilhada econômica quando os Estados Unidos congelaram US $ 9,4 bilhões de seus ativos em seus bancos.
A decisão dos EUA piorou a situação do Afeganistão, já que os preços dos alimentos e dos combustíveis dobraram, enquanto centenas de milhares de pessoas estão sem trabalho e as atividades financeiras caíram drasticamente.
Junto com Washington, o Banco Mundial bloqueou as contas dos projetos que foram desenvolvidos no Afeganistão.
Da mesma forma, o Fundo Monetário Internacional suspendeu o acesso dos afegãos aos seus recursos, incluindo US $ 440 milhões em novas reservas monetárias.
A suspensão da ajuda financeira atingiu duramente uma economia afegã dependente de ajuda externa.
O grupo armado do Taleban conquistou esta nação após a saída do presidente Ashraf Ghani, cujo exército de 300.000 homens – treinados e equipados pelos Estados Unidos – desmoronou diante do rápido avanço dos fundamentalistas islâmicos radicais.
A Casa Branca desperdiçou US $ 2,26 trilhões na guerra afegã, de acordo com a Brown University, e após 20 anos de ocupação militar deixou milhares de civis mortos e um país muito mais empobrecido.
rgh / abm/glmv