Em seu tradicional levantamento, a mídia reconhecida no mundo dos esportes refletiu o triunfo da velocista caribenha nas Olimpíadas de Tóquio, onde dominou nos 100 e 200 metros e no revezamento 4X100.
Atrás de Thompson-Herah, a judoca francesa Clarisse Agbégnénou, titular individual e por equipe da prova sob os cinco anéis da capital nipônica, e a tricampeã olímpica de natação Kaylee McKeown (Austrália) terminaram na votação popular.
Entre os homens, Djokovic venceu o nadador americano Cealeb Dressel, cinco vezes medalha de ouro em Tóquio, e o ciclista esloveno Tadej Pogacar, vencedor pelo segundo ano consecutivo do Tour de France.
O tenista sérvio dominou os torneios Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon para igualar Rafael Nadal e Roger Federer com 20 coroas de Grand Slam, deixando a possibilidade de um ano perfeito escapar no Aberto dos Estados Unidos, alcançado apenas no tênis Moderno por Rod Laver (1969), e ser o grande vencedor desses concursos.
Na véspera, o L’Équipe escolheu “campeões dos campeões” na França para o judoca Agbégnénou e o cavaleiro Julian Alaphilippe, que conquistou sua segunda medalha de ouro em estrada na Copa do Mundo da Bélgica.
rgh / wmr / fav