De acordo com a assessoria da Comissão Nacional de Saúde, só aquela cidade concentrou 155 infecções, enquanto os demais pacientes foram detectados em 13 províncias do país.
Com esses dados, a China acumula pelo menos 5.699 mortes e 131.550 casos em seu continente, Hong Kong, Macau e Taiwan, desde o surgimento da doença e do coronavírus, em dezembro de 2019.
O atual surto de Covid-19 estourou no dia 9 e desde então deixou mil infecções em Xi´an, um importante destino turístico do país que recebe constantemente milhões de visitantes atraídos por conhecer relíquias arqueológicas como os famosos Guerreiros de Terracota.
A complexidade da situação, aliada ao aumento simultâneo dos casos de febre hemorrágica, levou à imposição de confinamento em toda a cidade e à realização de múltiplas rodadas de testes de PCR em seus 13 milhões de habitantes.
Diante da explosão de infecções com a variante Ômícron do SARS-CoV-2 no mundo e sua presença em território nacional, a China fará um monitoramento rigoroso da situação epidemiológica durante os feriados de Ano Novo e depois nos feriados de Festa da Primavera, para impedir qualquer surto local a tempo.
As autoridades sanitárias alertaram sobre os riscos existentes de disseminação do patógeno durante as férias em ambas as datas, quando são esperadas grandes movimentações de pessoas dentro do país.
É por isso que o Governo vai colocar 15 equipes para supervisionar medidas de prevenção e controle nos portos, trabalhar nas instalações de quarentena e nas capacidades de prevenção, tratamento e contenção de infecções em hospitais.
O Ministério dos Transportes exigirá que os operadores do setor verifiquem os códigos de saúde dos passageiros, mantenham o fluxo de pessoas em um intervalo razoável, combatam todos os tipos de ilegalidades e evitem deixar os indivíduos presos pelo mau tempo.
Enquanto isso, a Secretaria de Cultura e Turismo vai cancelar passeios em grupo a locais classificados como de risco de propagação do vírus, como o Xi´an, e instou a população a usar meios de proteção, evitar aglomerações em locais de lazer e ir ao médico logo em caso de algum desconforto.
jf / ymr / fav