A iniciativa partiu do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) para comemorar nas redes sociais, e principalmente no Twitter, o 61º aniversário de sua fundação, no dia 30 de dezembro.
Para isso, o ICAP convidou membros e organizações do vasto movimento de solidariedade com a nação caribenha de todo o planeta e aqueles que desejam se associar para compartilhar testemunhos e experiências de sua relação com aquela instituição.
Convida também a expor as lutas e apoios solidários com a Revolução Cubana e em defesa da paz e da soberania dos povos.
Uma questão essencial será continuar exigindo o fim do bloqueio norte-americano e a devolução do território ocupado ilegalmente pela base naval norte-americana de Guantánamo, no extremo leste da ilha.
Entre os rótulos propostos para esta ocasião estão #CubaVive, #CubaViveYAbraza # 61AñosICAP e #AbrazandoLaAmistad.
Desde a sua criação em 1960 pelo líder da Revolução, Fidel Castro, o ICAP tem sido a confirmação da essência solidária da Revolução Cubana, assegura a convocação.
Por mais de seis décadas, tem promovido a amizade e a solidariedade de Cuba com todos os países e destes à Ilha, na base do respeito pela paz e pela soberania dos povos.
Acrescenta que esta instituição continuará a promover eventos regionais, continentais e nacionais de solidariedade com Cuba, como espaços de coordenação de iniciativas de apoio à Revolução e de causas justas, pela paz, independência e soberania dos povos.
Entre esses propósitos estão as demandas por justiça na América Latina, contra a ocupação territorial da Palestina e da República Árabe Sarauí Democrática, pela independência de Porto Rico, por um futuro de paz e plena soberania para os povos.
Também durante estes anos, milhares de representantes dos mais diversos países têm feito parte das brigadas de voluntariado, que desenvolvem programas de encontros com o povo cubano e que constituem um gesto de solidariedade com Cuba.
O ICAP tem amigos em 155 países de todas as regiões, agrupados em 1.647 organizações de amizade e 70 associações de graduados de diferentes níveis de ensino em escolas e universidades cubanas.
jf/rc/jcfl