A milícia do Exército Nacional patrocinada por Ancara, nas últimas horas intensificou seus bombardeios contra os enclaves do exército sírio nas áreas do norte da província de Idlib e a oeste de Aleppo, o que levou os soldados sírios a responder e infligir danos humanos e materiais às fileiras de atacar extremistas.
Segundo um oficial do exército sírio citado pelo jornal al-Watan, várias posições de artilharia, depósitos de armas e fortificações da Junta de Libertação do Levante, grupo radical que figura na lista do terrorismo internacional, foram destruídas nas proximidades. das cidades de Kafer Taal e Kafer Nouran.
Enquanto isso, as forças turcas e suas milícias atacaram com artilharia e morteiros das áreas que ocupam no norte e nordeste de Aleppo, várias cidades nos municípios de Manbej e Al-Bab, forçando centenas de famílias a fugir de suas casas enquanto suas propriedades sofriam consideravelmente perdas.
Por sua vez, as chamadas Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas por Washington e descritas como terroristas por Ancara, atacaram com foguetes de suas posições nas cidades de Karbeyli e Bashli para as aldeias sob o controle de grupos proturkish causando danos materiais e deslocamento de algumas famílias.
Em meio a essa situação tensa, dois homens armados perderam a vida e outros ficaram feridos em confrontos internos que eclodiram na cidade de Al-Bab, no norte de Aleppo, entre gangues terroristas filiadas à chamada “Divisão al-Hamza” relacionada para Ancara.
No norte da província de Hasakeh, no nordeste do país, os guardas da fronteira turca abriram fogo com suas metralhadoras contra um pastor sírio, ferindo-o gravemente.
Partes das províncias de Idlib, Aleppo, Raqa e Hasakeh são dominadas por militares turcos e milícias locais que eles patrocinam e atacam as forças do exército sírio e o SDF diariamente.
O governo de Damasco reafirmou em mais de uma ocasião que o caos e a instabilidade que reinam nas áreas do norte do país se devem à presença militar turca e a grupos terroristas e separatistas apoiados por Washington e Ancara.
mem/fm/jcfl