O projeto de lei apresentado pelo presidente do órgão jurisdicional máximo, Maikel Moreno, estabelece a redução do número de membros do TSJ, com o objetivo de aprimorar os processos operacionais das diferentes câmaras que o compõem, informou o titular do Parlamento, Jorge Rodríguez.
A sessão extraordinária convocada para esta quinta-feira contemplará também a nomeação do Comitê de Nomeações Judiciais para a eleição dos novos membros do TSJ.
Em declarações recentes, Rodríguez especificou que o Poder Legislativo empreendeu em profundidade uma verdadeira revolução da justiça com o objetivo de garantir o respeito aos direitos de todos os cidadãos do país, independentemente de sua condição política, econômica ou social, nos termos estabelecidos na Constituição.
A este respeito, destacou a aprovação da reforma do Código da Justiça Militar, da Lei das Vítimas, Testemunhas e Outros Assuntos Processuais, a reforma do Código Penitenciário Orgânico, a Lei Orgânica do Direito da Mulher à Vida Livre Violência e Lei de Reparação de Vítimas, entre outros instrumentos.
Por sua vez, o deputado oposicionista José Gregorio Correa indicou que o sistema judiciário precisa se adequar aos novos tempos, o que faz parte das ações que visam humanizar, modernizar e permitir o acesso à justiça.
jha / wup / fav