Em sua mensagem, Lazo lembrou a orientação do líder histórico Fidel Castro, bem como o governo popular que foi estabelecido em 1º de janeiro de 1959 para acabar com anos de dependência dos Estados Unidos.
Em outro momento, destacou que 2021 foi complexo, mas, graças à organização do povo e ao sistema socialista, conseguiu enfrentar a Covid-19 e a intensificação da agressividade de Washington, além de trabalhar pela vitalidade da economia.
Segundo o também presidente do Conselho de Estado, nesses meses a democracia e a participação do cidadão foram se aprofundando. Destacou as contribuições do povo para o programa legislativo da Assembleia, o controle de suas comissões de medidas sanitárias e os planos de produção e serviço, bem como a denúncia das ações intervencionistas dos Estados Unidos e seus aliados contra Cuba.
“Depois de um ano difícil e desafiador, são muitas as motivações, pessoais, familiares e coletivas, para festejar o final do ano; no entanto, nem os cidadãos nem as instituições podem esquecer o que aprenderam e baixar a guarda”, comentou referindo-se ao um possível surto de Covid-19.
Anteriormente, o presidente desta nação, Miguel Díaz-Canel, nos instou a começar o novo ano com otimismo e alegria, depois de um 2021 difícil.
O presidente frisou que está a terminar um período de derrotas e muito aprendizado, mas também de vitórias.
Em várias ocasiões, a cúpula do país destacou o heroísmo, o talento e a criatividade do povo para enfrentar as adversidades de 2021 em face da intensificação do bloqueio dos Estados Unidos e da situação da Covid-19.
gas / idm/ mmd