Há vários dias o Ministério das Relações Exteriores trabalha na realização do encontro, que será presencial e virtual, o primeiro desse mecanismo que acolherá esta nação, cuja presidência no ano passado foi ocupada pelo México e a Argentina é forte candidata a assumir este ano, ao contar com o aval de 31 dos 32 países que a compõem.
Com sede no Palácio San Martín, a Argentina receberá vários ministros de relações exteriores que estarão presentes no encontro e segundo fontes oficiais informaram à Télam, vários deles chegarão na véspera e nessa mesma noite serão brindados com um jantar de honra no Centro Cultural Kirchner.
Espera-se um dia intenso na sexta-feira, em que o Ministro anfitrião, Santiago Cafiero, dará as boas-vindas aos seus pares e apresentará ao plenário a proposta de comandar o bloco regional para o próximo período.
Em declarações recentes ao Télam, Cafiero destacou a importância da Celac para a Argentina como mecanismo de integração e cooperação latino-americana e caribenha na busca do desenvolvimento econômico e social, e seu papel no fortalecimento das democracias e liberdades dos países que a integram.
ale / may / hb