As atividades deste dia incluem uma sessão da Comissão de Soberania Alimentar, para conhecer o processamento e cumprimento da agenda parlamentar 2021-2022 denominada Minga para o Equador.
Da mesma forma, está prevista uma reunião da Comissão de Biodiversidade, que tratará dos problemas relacionados à mineração ilegal na localidade de Zaruma, patrimônio cultural do país, afetada por um sumidouro produzido por túneis subterrâneos para busca de ouro.
Na mesma linha, a equipe irá analisar a proposta de inclusão de artigos para consulta pré-legislativa no primeiro relatório de debate do projeto de reforma da Lei de Mineiração. O texto referente às modificações da Lei Orgânica de Planejamento e Desenvolvimento Integral da Circunscrição Territorial Especial da Amazônia também será objeto de debate.
A Assembleia Nacional entrou em recesso no dia 16 de dezembro, após sete meses de mandato, iniciado em 14 de maio de 2021.
Nesse período, o trabalho parlamentar foi marcado por reclamações contra legisladores e disputas internas que levaram à saída de uma dezena de parlamentares das casas políticas que conquistaram as cadeiras, entre outros problemas.
jf / scm / hb