Um grupo dos chamados Mipyme, como o Bormey (especializado na produção de amendoim e frutas desidratadas e beneficiadas), já rendeu alguns dividendos para as vendas ao exterior em 2021.
Outras formas de gestão não estatal se somam à lista, como a Zocoser (responsável pela confecção de cestas), a Cubanacán Minindustria e outros projetos com a MetalCOM, do município de Placetas, comprometidos com o investimento estrangeiro e as cadeias produtivas.
Da mesma forma, a Hai Ceramics se destaca com uma ampla gama de artigos utilitários desenvolvidos pelo produtor de cerâmica Michel Arturo Rivero, que já se prepara para exportar após atender sua demanda no mercado interno.
Larisa Torres, chefe do Departamento de Comércio Exterior, Investimento Estrangeiro e Cooperação Internacional do Governo Provincial, declarou hoje à imprensa que o território já possui 12 produtos exportáveis e está a trabalhar para melhorar a rotulagem e embalagem dos produtos.
Da mesma forma, trabalha-se na organização dos trabalhadores autônomos para estimular a produção de forma a substituir as importações, por meio de pequenas e médias indústrias incluídas na carteira de oportunidades patrocinada pelo governo local.
rgh / jfd/glmv