Três outros policiais estão gravemente feridos e as autoridades estão avaliando sua evacuação médica para outro país, confirmou o porta-voz da instituição policial, Gary Desrosiers.
O acontecimento ocorreu na última sexta-feira, quando vários presos portadores de armas de fogo tentaram uma fuga, levando como reféns três policiais e um enfermeiro. Unidades especializadas impediram a fuga, e as armas, incluindo um rifle M4, três pistolas e dois rifles calibre 12, foram recuperadas.
Durante os confrontos, presidiários atearam fogo no refeitório e depósito da prisão, segundo relatório da juíza de paz Annyl Civil, divulgado pela plataforma Haiti Libre.
Em fevereiro passado, naquela mesma penitenciária, uma fuga permitiu que mais de 400 internos fugissem da segurança, com saldo de trinta mortos e 18 feridos, incluindo o diretor do presídio.
Até abril de 2021, a Polícia recapturou apenas 87 detidos e o restante permaneceu foragido.
Mais recentemente, em setembro, quatro presidiários morreram durante uma fuga na prisão de Petit Goave, cerca de 60 quilômetros a sudoeste da capital haitiana, enquanto nove conseguiram escapar.
mgt / ane / hb