5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem em Cuba fortalecer o programa de saúde comunitária

pedem-em-cuba-fortalecer-o-programa-de-saude-comunitaria

Pedem em Cuba fortalecer o programa de saúde comunitária

Havana, 4 jan (Prensa Latina) O Ministério de Saúde Pública de Cuba (Minsap) pediu hoje para continuar fortalecendo o Programa Médico e Enfermeiro de Família, comemorando 38 anos desta abordagem clínica, epidemiológica e social.

Em 2022 pretendemos desenvolver um conjunto de ações dirigidas às equipas básicas, ao funcionamento dos grupos de trabalho, aos serviços policlínicos e à inter-relação com o nível secundário, declarou María Elena Soto, chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde.

Nas palavras finais de uma cerimônia de homenagem aos protagonistas daquele programa, ideia do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, o médico destacou que os últimos dois anos demonstraram a importância dos médicos e enfermeiras da família no luta contra a Covid-19.

Ele destacou as inúmeras proezas realizadas por esse pessoal na comunidade, nos centros de isolamento, nos centros de vacinação, onde ocorre a imunização em massa da população contra o coronavírus SARS-CoV-2, e no processo de atendimento aos convalescentes.

Só em um sistema de saúde como o nosso, que potencializa esse componente vital da saúde primária, foi e é possível enfrentar situações tão complexas como as impostas pela atual pandemia, destacou Soto no Centro de Convenções Cojímar, nesta capital.

A celebração foi presidida por Jorge Luis Broche Lorenzo, chefe do Departamento de Educação, Esportes e Ciência do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, José Ángel Portal, chefe da sucursal, Santiago Badía, secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Saúde, entre outras personalidades.

O Minsap convocou uma representação de médicos de família e enfermeiras, chefes de seções de atenção primária à saúde e vice-diretores responsáveis pela assistência médica de todas as províncias cubanas.

A médica de Santiago Elsa María Budegén, que está no programa há 38 anos no mesmo consultório, descreveu a dedicação, consagração e espírito de sacrifício dos funcionários como muito grandes no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com social e intersetorialidade.

Foram 54 mulheres e homens que receberam a distinção Manuel “Piti” Fajardo pelos seus 20 e 25 anos, respectivamente, de trabalho no setor, bem como uma seleção de médicos e enfermeiras de cada província cubana e do município especial de Isla de la Juventud .

Cuba conta atualmente com 449 policlínicas e 11 mil 406 consultórios médicos e de enfermagem de família, 11 mil 127 deles em nível comunitário, o que as autoridades sanitárias consideram um imenso cenário assistencial e pedagógico que tem como eixo a saúde da família.

acl/znc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES