A província central de Henan suspendeu as viagens de e para outras partes do país, atividades públicas e ensino, depois de registrar quase 50 pacientes em quatro cidades e em sua capital Zhengzhou desde a sexta-feira anterior.
Atualmente, as autoridades estão realizando testes de PCR em massa e Zhengzhou entrou em semiconfinamento.
Enquanto isso, Hong Kong anunciou nesta quarta-feira a suspensão da entrada de voos da Austrália, Reino Unido, Canadá, França, Índia, Paquistão, Filipinas e Estados Unidos, devido ao aumento em seu solo de infecções com a variante Ômícron do coronavírus SARS-CoV-2.
A medida afetará passageiros de voos diretos e de conexão e terá duração de 14 dias a partir do próximo sábado.
Além disso, o executivo de Hong Kong ordenou uma verificação sobre aqueles que visitaram locais com infecções recentes e, a partir de 24 de fevereiro, proibirá que pessoas não vacinadas entrem em escolas e locais de lazer.
Segundo relatos, após conhecer a última disposição lá, um recorde de 18.000 indivíduos foi às clínicas ontem para receber as primeiras doses de imunizantes.
Por outro lado, as cidades de Xi´an (noroeste), Ningbo (leste) e Yuzhou (centro) ainda estão mobilizadas para conter em breve seus surtos de Covid-19, pois em poucos dias a alta temporada de viagens pelo país começará no País. Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera.
O primeiro território continua com a situação mais complicada, em quase um mês de surtos, acumulou mais de 1.700 pacientes e várias lideranças perderam seus cargos devido ao manejo inadequado da crise.
Mas suas autoridades garantem que agora a transmissão autóctone do vírus está controlada graças ao confinamento e à aplicação de rígidas medidas de prevenção.
Em geral, a China acumula pelo menos 5.699 mortes e 132.830 casos em seu continente, Hong Kong, Macau e Taiwan, desde o surgimento da doença e do coronavírus que a causa em dezembro de 2019.
Possui cerca de 86 por cento da população, com o ciclo completo de vacinação contra Covid-19.
Diante da explosão de infecções pela variante Ômicron no mundo e sua presença em território nacional, o gigante asiático monitora rigorosamente a situação epidemiológica com a aproximação das férias do Festival da Primavera, para impedir a tempo qualquer surto local.
rgh / ymr / fav