Em média, na semana passada, o número de pessoas positivas para SARS-CoV-2 foi de 8 mil 735, segundo dados do instituto.
A variação entre esses números, segundo especialistas do Ministério da Saúde, não representa nenhuma tendência, pelo que atualmente pode-se considerar que o país segue em processo de remissão da quarta onda da pandemia, que atingiu seu máximo em meados de -Dezembro de 2021.
Naquela data, o número de positivos para Covid-19 era de aproximadamente 20 mil por dia.
O aumento relatado hoje pelo NICD representa uma taxa de positividade de 22,2 por cento, marcadamente menor do que em dezembro, quando atingiu 30 por cento.
Assim, atualmente a África do Sul tem um total acumulado de casos Covid-19, contados desde março de 2020, de três milhões 494 mil 696.
A maioria dos novos casos até agora são das províncias de KwaZulu-Natal (sudoeste) e Western Cape (sul), cada uma respondendo por 26 por cento do total nacional, seguidas pelo centro de Gauteng (19 por cento).
Da mesma forma, o sul do Cabo Oriental foi responsável por 11 por cento.
Por outro lado, de acordo com o ministério, nas últimas 24 horas ocorreram 110 mortes relacionadas com a Covid-19, o que eleva o total acumulado de mortes devido à pandemia para 91 mil 561.
Em média, durante a última semana, 89 mortes diárias pela doença foram relatadas.
mem/mv /glmv