O anúncio foi feito em uma mensagem em sua conta no Twitter, do Instituto de Vacinas Finlay (IFV), instituição onde este produto foi desenvolvido, que é aplicado a adultos e crianças com idades entre dois e 18 anos em um esquema heterólogo de duas doses de Sovereign 02 mais um do Plus.
“Hoje estão partindo doses de vida para a Nicarágua. O Finlay se orgulha de que as crianças desse país irmão completem seu calendário de vacinação com a vacina cubana #SoberanaPlus”, disse uma mensagem daquele centro na rede social.
Soberana Plus também é aplicado como um reforço para administrá-lo na população convalescente de Covid-19.
Desde outubro de 2021, a nação centro-americana se juntou a outros países como Irã, Venezuela e Vietnã, que já administram vacinas criadas por instituições científicas cubanas a sua população para enfrentar o coronavírus SARS-CoV-2.
O governo da Nicarágua anunciou que o acordo entre os dois países inclui 7 milhões de doses dos imunógenos da ilha caribenha Soberana 02 e Soberana Plus, além do Abdala, desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e o primeiro Vacina latino-americana.
De acordo com o plano de vacinação do Ministério da Saúde da Nicarágua, Soberana 02 e Soberana Plus serão inoculados voluntariamente em menores de 2 a 17 anos.
glmv