O presidente Joe Biden fará um discurso nesta quinta-feira no qual atacará seu antecessor pelo caos de 6 de janeiro de 2021, quando seus apoiadores tentaram pela força impedir a certificação da vitória do democrata nas urnas.
De acordo com o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, Biden culpará o magnata republicano pelos eventos violentos que ameaçaram a democracia americana.
“Ele vai denunciar vigorosamente a mentira propagada pelo ex-presidente”, que afirma sem provas ter vencido nas eleições de 3 de novembro de 2020.
Na cerimônia que acontecerá no Capitólio também haverá uma declaração da vice-presidente Kamala Harris, confirmou a porta-voz.
Por sua vez, o ex-ocupante do Salão Oval desistiu de dar entrevista coletiva hoje de sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, mas sem suavizar o discurso, afirmou que voltará ao assunto em comício no dia 15 de janeiro. no Arizona.
Pelo menos cinco mortos, incluindo um policial, e mais de 140 feridos deixaram os violentos protestos que ocorreram na sede do Congresso.
Na véspera, o procurador-geral Merrick Garland prometeu responsabilizar todos os envolvidos na insurreição, já que até o momento apenas 70 foram condenados e há mais de 700 acusados de perturbar a ordem pública, agressão à polícia e conspiração.
Embora 12 meses tenham se passado, os americanos estão divididos sobre o que aconteceu e três quartos dos republicanos ainda duvidam da vitória eleitoral de Biden, de acordo com uma pesquisa recente da Universidade de Massachusetts.
jf/avr/jcfl