Do total, 8 bilhões de dólares serão executados no ano que acaba de começar; um terceiro corresponde a investimentos estrangeiros, revelou o presidente do conselho de administração da gigante do petróleo, Toufik Hakkar, em entrevista à imprensa.
A este respeito, acrescentou que a maior parte do plano de investimentos será dedicado à prospecção e aproveitamento de novas jazidas, à preservação das capacidades de produção nacional e a projectos de refinação de combustíveis para satisfazer a procura interna.
Anunciou também que a Argélia “está a tomar medidas para reiniciar as suas actividades na Líbia, suspensas em 2014, dias após a descoberta de um campo de gás na bacia de Gadames, perto da fronteira entre os dois países, devido à instabilidade política que prevaleceu após o assassinato de o líder Muammar Ghadafi três anos antes.
Temos investimentos significativos em exploração de petróleo e gás na Líbia e não há razão para abandonar essas descobertas; No final do próximo mês de fevereiro enviaremos um grupo para coordenar com a petroleira líbia o reinício de nossas atividades, acrescentou.
glmv