O fato foi confirmado para a mídia digital Jit pelo técnico da seleção cubana, Jorge del Valle, que anunciou que as trocas começarão amanhã na piscina da Escola de Treinamento de Atletas de Alto Rendimento Giraldo Córdova Cardín.
A preparação permitiria que as cubanas ganhassem experiência diante da competição da estreia das Américas, marcada para os dias 17 a 24 de janeiro no Brasil, mas foi adiada.
No entanto, o treinamento conjunto permitirá que os crioulos sejam despedidos com uma equipe estrangeira com um histórico de serviço mais longo.
Jit, órgão informativo do Instituto Cubano de Esportes, lembra que o campeonato mundial acontecerá de 13 a 29 de maio na cidade de Fukuoka, no Japão, o que implica que o que se espera ser o pré-campeonato mundial das Américas será ser jogado muito mais cedo.
Essa será a XV edição do concurso para o setor feminino, no qual Cuba tem quatro participações, em Montreal 2005, onde ficou em nono lugar, Melbourne 2007 (15), Xangai 2011 (10) e Gwangiu 2019 quando não alcançaram nenhum sucesso.
glmv