O motorista do veículo tentou atravessar a área de fronteira “em alta velocidade” e foi ordenado a parar, mas o motorista evitou o controle policial.
Após entrar em território austríaco, o carro parou devido a falha do motor e os oficiais prenderam os migrantes, de nacionalidade desconhecida, que pediram asilo político na Áustria.
O motorista fugiu, de acordo com a fonte.
As fronteiras meridionais da Hungria estão protegidas por cercas desde 2015 para impedir a entrada de migrantes indocumentados ao longo da chamada rota dos Bálcãs.
Entretanto, os traficantes de pessoas quebram esta barreira e conseguem entrar em território húngaro.
Cerca de cinco mil tentativas de travessia ilegal são relatadas semanalmente pelas autoridades húngaras.
Com o risco de suas vidas, milhares de migrantes indocumentados tentam por vários meios penetrar no solo da UE para escapar da fome e das guerras em seus países de origem.
A falta de ações comuns para resolver a questão da migração ilegal é um capítulo pendente na política externa da UE, e cada nação lida com este fenômeno de acordo com suas próprias leis.
Enquanto isso, muitos daqueles que conseguem sobreviver às travessias, seja por terra ou por mar, são internados em acampamentos, muitas vezes improvisados, que não atendem aos requisitos mínimos.
Organizações internacionais e de direitos humanos denunciam este fato, o que está acontecendo em face da inação comunitária.
gas/ehl/vmc